sexta-feira, 7 de maio de 2010

Revolução e Transformação Social.

Revolução, s. f. Sublevação; mudança violenta da forma de um governo. O significado da palavra revolução retrata com perfeição o conceito sobre Karl Marx referente ao assunto. Ele acreditava que as revoluções só são possíveis por meio da violência, porque os que tinham poder, jamais abririam mão dele pacificamente.
Reformas sociais ou apenas mudanças parciais são transformações sociais, mas não tão radicais quanto a revolução. O reformador e o revolucionário almejam mudanças sociais, mas não as mesmas. Geralmente as reformas são realizadas por quem está no poder e as revoluções contra esse poder.
Segundo Karl Marx, o radicalismo de uma revolução está no fato de ela ser realizada pela maioria da sociedade, e ela nunca parte do zero, sempre nega ou supera alguma situação anterior. Em contra ponto, a reforma procura alterar elementos não essenciais, reparando determinados problemas para garantir a manuntenção da situação vigente.
Dois grandes exemplos de revolução são: a revolução agrícola, que transformou o abastecimento das populações humanas, e a revolução industrial, que mudou a forma de produção. Atualmente, estamos participando da terceira grande revolução mundial, baseada na informática, na engenharia genética e outros, que estão mudando profundamente a maneira de produzir e de viver.
Por: Larissa Lima.

Um comentário:

  1. Façam um grande favor, Não excluam o blog.
    Vamos precisar dele para realizar um trabalho de pesquisa.

    Grato:

    Obs: o layout deste blog é o melhor dos que eu estou acompanhando.

    ResponderExcluir